Título: BOOSTCNN: MÉTODO DE APRENDIZADO PROFUNDO BASEADO EM ADABOOST PARA CLASSIFICAÇÃO DE NÓDULOS DIFÍCEIS EM IMAGENS DE ULTRASSOM

Aluno: Pedro Crosara Motta

Data: 18 de dezembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 13h
Link da vídeo-chamada: https://meet.google.com/dxr-matr-sbr

Banca Examinadora:

Prof. Wagner Coelho de Albuquerque Pereira (Orientador - presidente)
Prof. Eduardo Antonio Barros da Silva (Coppe - PEE)
Prof. Maurício Cagy (membro interno - PEB)

Palestra: Uma abordagem Bayesiana para o paradoxo da Machina   &   Um modelo hierárquico Bayesiano de preferências do tipo Ellsberg

Palestrante: Pesquisador Mateus Joffily, PhD, Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França

🗓️ Data: 17 de dezembro, 14h

📍 Local: Sala 330 - Bloco H - Centro de Tecnologia (CT) - UFRJ - Av. Horácio Macedo 2030, Cidade Universitária/ Ilha do Fundão, Rio de Janeiro

🎯 Público-alvo: Todos alunos e profissionais, incluindo público externo

📄 Resumo:
A eletroSerá apresentado um modelo hierárquico Bayesiano de preferências sob ambiguidade, baseado na utilidade esperada subjetiva condicional. Otimismo e pessimismo decorrem das crenças prévias sobre resultados não observados. Essas atitudes se propagam apenas sob ambiguidade, não sob risco, e o modelo explica a aversão à ambiguidade nos paradoxos de Ellsberg e Machina.

Link da transmissão: https://meet.google.com/ifc-eyqd-cfa

PalestraMateusJoffily

A COPPE/UFRJ Sediará o 20º Congresso GMEPE/PAHCE 2026

O Programa de Engenharia Biomédica (PEB) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem a honra de anunciar que realizará a 20ª edição do Global Medical Engineering and Physics Exchanges/Pan American Healthcare Exchanges (GMEPE/PAHCE). Este que é um dos mais importantes congressos internacionais dedicados à Engenharia Biomédica e às tecnologias aplicadas à saúde. O evento sediado e apoiado pela COPPE está agendado para ocorrer durante cinco dias, de 6 a 10 de abril de 2026, no Núcleo de Tecnologia e Inovação em Engenharia Biomédica (NTIEB), na UFRJ, no Rio de Janeiro.

Liderando a Inovação Global em Engenharia Biomédica e Saúde

Realizar o GMEPE/PAHCE 2026 é um marco fundamental para o PEB, para a COPPE e para o Brasil. Essa posição de destaque reforça o papel da instituição como uma referência global em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em saúde, ao mesmo tempo em que amplia sua inserção internacional em uma área estratégica para o futuro científico e social.

O congresso possui uma longa história de 19 anos. Originalmente, foi lançado em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Nas suas edições mais recentes, o evento expandiu seu alcance para além do continente americano e conta com o apoio da IEEE.

O GMEPE/PAHCE é um fórum independente que se dedica a promover as tecnologias médicas emergentes e inovações em procedimentos, técnicas, equipamentos e dispositivos. A conferência reúne pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o mundo, incluindo a indústria da saúde, profissionais médicos, técnicos e engenheiros, além de especialistas em tecnologias de informação médica nos âmbitos acadêmico, hospitalar e clínico. Participar é desfrutar de uma experiência profissional internacional acessível e uma porta de entrada crucial para a transferência de tecnologia e produtos para diferentes países.

Os Temas de Vanguarda e o Conteúdo da Programação

A edição do congresso sediada na COPPE contará com uma programação robusta que inclui palestras magistrais, sessões técnicas, workshops práticos e a apresentação de trabalhos científicos. Os temas discutidos refletem a ponta da inovação em saúde e engenharia biomédica, abrangendo áreas como dispositivos médicos, imagens médicas, telemedicina, e a aplicação da inteligência artificial na saúde e análise de dados.

Para garantir o maior alcance internacional possível, as apresentações de trabalhos científicos estarão disponíveis nas modalidades presenciais e virtuais.


 Chamada GMEPEPAHCE 1080 x 1080 px

A Expertise da COPPE em Engenharia Biomédica

A escolha da COPPE como sede não é por acaso, dada a sua trajetória de excelência. O Programa de Engenharia Biomédica (PEB) da COPPE/UFRJ, fundado em 1971, é o pioneiro de sua área no Brasil. O programa oferece cursos de mestrado e doutorado para alunos oriundos, tanto das ciências exatas quanto da saúde, capacitando profissionais para atuar em hospitais, indústrias, centros de pesquisa e empresas de serviços.

O PEB se destaca por aplicar métodos das ciências exatas, médicas e biológicas de forma interdisciplinar e multiprofissional, contribuindo para o desenvolvimento científico, econômico e social do país. As linhas de pesquisa do Programa são focadas em áreas como Processamento de Sinais e Imagens Médicas, Análise do Movimento e Fisiologia do Exercício, Engenharia Pulmonar, Engenharia de Sistemas de Saúde, Instrumentação Biomédica e Ultrassom em Medicina.

Planejamento de Participação: Datas Chave e Logística no Rio

Para quem deseja participar deste congresso sobre inovação em saúde, é fundamental observar as datas limite. O prazo para o envio de trabalhos científicos vai até 11 de janeiro de 2026, sendo que a notificação de aceitação ocorrerá em 6 de março de 2026. Para garantir um desconto, a inscrição antecipada deve ser feita até 6 de março de 2026. Para buscar informações sobre valores, tudo está detalhado no Site Oficial do congresso, link no fim da página.

O 20º Global Medical Engineering and Physics Exchanges/ Pan American Healthcare Exchanges (GMEPE/PAHCE) 2026 na COPPE/UFRJ promete ser um evento transformador, abordando a Engenharia Biomédica, a telemedicina e a inovação em saúde como motores de mudança. Para obter todos os detalhes sobre o congresso, a submissão de trabalhos e os procedimentos de inscrição, acesse o Site Oficial do Congresso GMEPE/PAHCE, para manter-se atualizado acesse a rede social GMEPE/PAHCE.

PEB IMAGEM Edital do Processo SeletivoO Programa de Engenharia Biomédica (PEB) da COPPE/UFRJ divulgou o resultado do processo seletivo de candidatos ao curso de Mestrado, e abriu as inscrições para o processo seletivo ao Doutorado, com ingresso no ano letivo de 2026. A seleção é regida pelo Edital UFRJ/COPPE/PEB nº 893/2025.

As inscrições para a seleção ao curso de Doutorado (para início no primeiro período de 2026) estão abertas (até 16 de janeiro de 2026), e os interessados poderão concorrer às vagas nas áreas que integram as linhas de pesquisa do programa, reconhecido pela excelência em formação e pesquisa interdisciplinar nas interfaces entre engenharia, tecnologia e ciências da saúde.

Clique AQUI para mais informações sobre a seleção ao Mestrado.

Clique AQUI para mais informações sobre a seleção ao Doutorado.

O Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ publica o Edital de Seleção para bolsas de pós-doutorado.

ficheiro pdf Edital PEB PIPD 2025

 

Resultado Final (ordem de classificação)

Candidato(a)   Classificação     Resultado  
 André Brand Bezerra Coutinho  Apto
 Lucenildo Silva Cerqueira  Apto
 Maria Clara Albuquerque Brandão  Apta
 Odara Araújo de Oliveira  Apta
 Wollner Materko  Apto

 

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Resultado da primeira etapa (análise documental) - Atualizado em 24/11/2025

Candidato(a)   Projeto     Currículo     Resultado  
 André Brand Bezerra Coutinho 9.47   Apto
 Lucenildo Silva Cerqueira 8,75   Apto
 Maria Clara Albuquerque Brandão 8,81  10   Apta
 Odara Araújo de Oliveira 9,50   Apta
 Wollner Materko 9,16  10   Apto

 

Segunda etapa (apresentações para a banca avaliadora)

A segunda etapa ocorreu em duas datas:

25/11 às 13h: André Brand Bezerra Coutinho;

26/11 às 13h: demais candidatos, ordenados por sorteio.

 

Resultado combinado das duas etapas:

Candidato(a)  1ª Etapa   2ª Etapa    Média Final   
 André Brand Bezerra Coutinho 9.24  8,13   8,684  
 Lucenildo Silva Cerqueira 8,88  8,97   8,921  
 Maria Clara Albuquerque Brandão 9,41  8,43  8,919  
 Odara Araújo de Oliveira 8,75  7,00   7,875  
 Wollner Materko 9,58  9,00   9,290  

 

 

Topo