A COPPE/UFRJ Sediará o 20º Congresso GMEPE/PAHCE 2026

O Programa de Engenharia Biomédica (PEB) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem a honra de anunciar que realizará a 20ª edição do Global Medical Engineering and Physics Exchanges/Pan American Healthcare Exchanges (GMEPE/PAHCE). Este que é um dos mais importantes congressos internacionais dedicados à Engenharia Biomédica e às tecnologias aplicadas à saúde. O evento sediado e apoiado pela COPPE está agendado para ocorrer durante cinco dias, de 6 a 10 de abril de 2026, no Núcleo de Tecnologia e Inovação em Engenharia Biomédica (NTIEB), na UFRJ, no Rio de Janeiro.

Liderando a Inovação Global em Engenharia Biomédica e Saúde

Realizar o GMEPE/PAHCE 2026 é um marco fundamental para o PEB, para a COPPE e para o Brasil. Essa posição de destaque reforça o papel da instituição como uma referência global em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em saúde, ao mesmo tempo em que amplia sua inserção internacional em uma área estratégica para o futuro científico e social.

O congresso possui uma longa história de 19 anos. Originalmente, foi lançado em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Nas suas edições mais recentes, o evento expandiu seu alcance para além do continente americano e conta com o apoio da IEEE.

O GMEPE/PAHCE é um fórum independente que se dedica a promover as tecnologias médicas emergentes e inovações em procedimentos, técnicas, equipamentos e dispositivos. A conferência reúne pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o mundo, incluindo a indústria da saúde, profissionais médicos, técnicos e engenheiros, além de especialistas em tecnologias de informação médica nos âmbitos acadêmico, hospitalar e clínico. Participar é desfrutar de uma experiência profissional internacional acessível e uma porta de entrada crucial para a transferência de tecnologia e produtos para diferentes países.

Os Temas de Vanguarda e o Conteúdo da Programação

A edição do congresso sediada na COPPE contará com uma programação robusta que inclui palestras magistrais, sessões técnicas, workshops práticos e a apresentação de trabalhos científicos. Os temas discutidos refletem a ponta da inovação em saúde e engenharia biomédica, abrangendo áreas como dispositivos médicos, imagens médicas, telemedicina, e a aplicação da inteligência artificial na saúde e análise de dados.

Para garantir o maior alcance internacional possível, as apresentações de trabalhos científicos estarão disponíveis nas modalidades presenciais e virtuais.


 Chamada GMEPEPAHCE 1080 x 1080 px

A Expertise da COPPE em Engenharia Biomédica

A escolha da COPPE como sede não é por acaso, dada a sua trajetória de excelência. O Programa de Engenharia Biomédica (PEB) da COPPE/UFRJ, fundado em 1971, é o pioneiro de sua área no Brasil. O programa oferece cursos de mestrado e doutorado para alunos oriundos, tanto das ciências exatas quanto da saúde, capacitando profissionais para atuar em hospitais, indústrias, centros de pesquisa e empresas de serviços.

O PEB se destaca por aplicar métodos das ciências exatas, médicas e biológicas de forma interdisciplinar e multiprofissional, contribuindo para o desenvolvimento científico, econômico e social do país. As linhas de pesquisa do Programa são focadas em áreas como Processamento de Sinais e Imagens Médicas, Análise do Movimento e Fisiologia do Exercício, Engenharia Pulmonar, Engenharia de Sistemas de Saúde, Instrumentação Biomédica e Ultrassom em Medicina.

Planejamento de Participação: Datas Chave e Logística no Rio

Para quem deseja participar deste congresso sobre inovação em saúde, é fundamental observar as datas limite. O prazo para o envio de trabalhos científicos vai até 11 de janeiro de 2026, sendo que a notificação de aceitação ocorrerá em 6 de março de 2026. Para garantir um desconto, a inscrição antecipada deve ser feita até 6 de março de 2026. Para buscar informações sobre valores, tudo está detalhado no Site Oficial do congresso, link no fim da página.

O 20º Global Medical Engineering and Physics Exchanges/ Pan American Healthcare Exchanges (GMEPE/PAHCE) 2026 na COPPE/UFRJ promete ser um evento transformador, abordando a Engenharia Biomédica, a telemedicina e a inovação em saúde como motores de mudança. Para obter todos os detalhes sobre o congresso, a submissão de trabalhos e os procedimentos de inscrição, acesse o Site Oficial do Congresso GMEPE/PAHCE, para manter-se atualizado acesse a rede social GMEPE/PAHCE.

68b4bdcd 975d 4be4 8e3b 2ce4d4e873a4Título: Explorando o controle neuromuscular nos isquiotibiais humanos: contribuições da análise de unidades motoras da porção longa do bíceps femoral

Aluno: José Carlos dos Santos Albarello

Data: 04 de dezembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 9h30
Local: Sala H322 do NTIEB (CT2), com transmissão simultânea via Google Meet (https://meet.google.com/jmy-tgev-eyp)

 

 

Banca:
Profa. Liliam Fernandes de Oliveira (PEB/COPPE/UFRJ) - Orientadora
Prof. Carlos Julio Tierra Criollo (PEB/COPPE/UFRJ)
Prof. Leonardo Abdalas Elias (UNICAMP)
Prof. Marco Antonio Cavalcanti Garcia (UFJF)
Prof. Fabio Vieira dos Anjos (UNISUAM)

Aluna: Daniella Manhães Nogueira

Título da qualificação: Análise de sobrevida por modelos Cox e Machine Learning em pacientes internados por Covid-19


🗓️   Data: 07 de novembro (sexta-feira) às 11h
📍   Local: sala H-330 (Bloco H do CT)

Banca:
🔘   Prof. Renan Moritz Varnier R. Almeida (orientador)
🔘   Prof. Diogo Antônio Tschoeke (membro interno do PEB)
🔘   Profa. Núbia Karla de O. Almeida (membro externo do PEB)

O Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ publica o Edital de Seleção para bolsas de pós-doutorado.

ficheiro pdf Edital PEB PIPD 2025

 

Resultado Final (ordem de classificação)

Candidato(a)   Classificação     Resultado  
 André Brand Bezerra Coutinho  Apto
 Lucenildo Silva Cerqueira  Apto
 Maria Clara Albuquerque Brandão  Apta
 Odara Araújo de Oliveira  Apta
 Wollner Materko  Apto

 

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Resultado da primeira etapa (análise documental) - Atualizado em 24/11/2025

Candidato(a)   Projeto     Currículo     Resultado  
 André Brand Bezerra Coutinho 9.47   Apto
 Lucenildo Silva Cerqueira 8,75   Apto
 Maria Clara Albuquerque Brandão 8,81  10   Apta
 Odara Araújo de Oliveira 9,50   Apta
 Wollner Materko 9,16  10   Apto

 

Segunda etapa (apresentações para a banca avaliadora)

A segunda etapa ocorreu em duas datas:

25/11 às 13h: André Brand Bezerra Coutinho;

26/11 às 13h: demais candidatos, ordenados por sorteio.

 

Resultado combinado das duas etapas:

Candidato(a)  1ª Etapa   2ª Etapa    Média Final   
 André Brand Bezerra Coutinho 9.24  8,13   8,684  
 Lucenildo Silva Cerqueira 8,88  8,97   8,921  
 Maria Clara Albuquerque Brandão 9,41  8,43  8,919  
 Odara Araújo de Oliveira 8,75  7,00   7,875  
 Wollner Materko 9,58  9,00   9,290  

 

 

5136487711548376446A Coppe/UFRJ realizou, no dia 8 de outubro, mais uma edição do Coppe de Portas Abertas, evento que recebeu mais de 300 visitantes interessados em conhecer de perto os 13 programas de pós-graduação da instituição. Durante o dia, o público pôde visitar laboratórios, muitos deles normalmente restritos à comunidade acadêmica e descobrir como a pesquisa em Engenharia transforma ideias em soluções reais para o mundo.

O Programa de Engenharia Biomédica (PEB) apresentou aos visitantes suas áreas de atuação, linhas de pesquisa e contribuições para o avanço da ciência e da tecnologia na interface entre Engenharia e Saúde. O professor Roberto Macoto, docente do Programa, esteve presente no evento, conversando com os participantes e esclarecendo dúvidas sobre a formação e as oportunidades na área.

Além do corpo docente, alunos de Mestrado e Doutorado também participaram ativamente, orientando novos estudantes interessados no Programa e compartilhando suas experiências na pós-graduação. A troca direta entre visitantes e pesquisadores proporcionou uma visão mais próxima da rotina acadêmica e do impacto social das pesquisas desenvolvidas no PEB/Coppe.

Com tradição de excelência acadêmica e liderança em pesquisa de ponta, a Coppe tem formado gerações de mestres e doutores que atuam em diferentes setores de universidades e empresas a órgãos governamentais e organizações internacionais. O Coppe de Portas Abertas foi uma oportunidade para que futuros engenheiros conhecessem esse ecossistema de inovação e entendessem como a instituição contribui para o desenvolvimento sustentável, a competitividade industrial e o avanço tecnológico do país.

O evento, que reuniu estudantes, professores e visitantes interessados em conhecer o ambiente de pesquisa da Coppe, foi um verdadeiro convite à descoberta e à inspiração. Por trás desse sucesso, um time dedicado de pesquisadores, professores e equipes administrativas trabalhou com entusiasmo para receber cada visitante e apresentar tudo o que a Coppe tem de melhor.

Fontes: COPPE UFRJ; coppeufrj

                           5136487711548376445  5136487711548376444

Topo