O Programa de Engenharia Biomédica (PEB) é o curso de pós graduação em EB mais antigo do país, funcionando desde a década de 70 na COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ. O PEB é um dos Programas de Excelência Academica - PROEX da CAPES obtendo nota 6 no quadriênio 2016-2019.

O PEB é o único curso de Engenharia Biomédica do Brasil que oferece cursos de Mestrado e Doutorado para alunos das áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Saúde. Os candidatos ao mestrado devem passar por um processo de seleção que se inicia em novembro de cada ano e se estende até dezembro com a realização de uma prova escrita. Os candidatos ao doutorado podem ingressar no curso no início do primeiro, segundo e terceiro período letivo, mas passam por um processo seletivo com prova e apresentação de uma proposta de projeto.



Rectangle O Programa de Engenharia Biomédica

PEB Web Interno Img1O Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ foi o primeiro no pais a oferecer formação em Engenharia Biomédica. Com cursos de Mestrado e Doutorado, sempre foi muito bem avaliado pela CAPES, sendo reconhecido como um dos melhores cursos de pós graduação em Engenharia Biomédica do pais. Os seus 6 (seis) laboratórios, cujos nomes se confundem com as áreas de pesquisa a qual se dedica, oferecem uma formação sólida para a pesquisa e também para o mercado de trabalho. Apesar de não ter cursos de graduação próprios atua continuamente em diferentes cursos de graduação em engenharia, ciências exatas e de saúde, sendo o único curso de pós graduação em Engenharia Biomédica a aceitar egressos destas duas áreas. Isto permite a troca de experiências entre os dois mundos que a Engenharia Biomédica se predispõe a unir.

O PEB conta com um quadro de 14 docentes plenos, 3 professores colaboradores, 3 pós-docs e 4 funcionários técnicos e administrativos.

Acesse AQUI o Livreto de 40 anos do Programa de Engenharia Biomédica.

 

 


Rectangle Uma Breve História

A criação do Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ (PEB/COPPE), em 1970, corresponde ao início da formação acadêmica e pesquisa na área de Engenharia Biomédica no Brasil. Desde então, profissionais graduados em Ciências Exatas e da Saúde de vários estados do país e também de outros países, em particular da América Latina, têm escolhido cursar a pós-graduação no PEB/COPPE.

Passados 46 anos, a maioria dos grupos de ensino e pesquisa em Engenharia Biomédica existentes no Brasil conta com a participação de docentes e pesquisadores egressos do PEB/COPPE, que formou 509 (456+53) mestres e 165 (125+40) doutores até dezembro de 2021. Além disso, um número significativo dos atuais alunos de doutorado é composto de docentes e pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa.


Rectangle A Qualidade do Curso

O curso de mestrado é credenciado pelo Conselho Federal de Educação desde 1981, tendo sempre obtido conceito "A" nas avaliações CAPES/Ministério da Educação, efetuadas até 1997. O curso de doutorado, credenciado junto ao Ministério da Educação em 1995, contou também com conceito "A" nas avaliações CAPES (1996 e 1997). A partir de 1998, com nova sistemática de avaliação dos cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado pela CAPES, o PEB/COPPE tem constado, desde então, entre os programas de excelência da CAPES, sendo o único curso de Engenharia Biomédica do país nesta condição.


Rectangle Graduação

Com relação à graduação, docentes do PEB têm ministrado regularmente disciplinas nos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica e Computação da UFRJ, colaborando com estes respectivos Departamentos. A partir de 2001, o PEB passou a ministrar disciplinas no curso de Graduação em Física Médica, atuando na coordenação do curso e na oferta de disciplinas. O PEB também vem atuando no curso de graduação do Departamento de Engenharia Mecânica da EE/UFRJ, ênfase em Engenharia Acústica e Controle e Automação, para quem oferece uma disciplina de Engenharia Biomédica (COB502) aberta a todos os cursos de Engenharia da POLI/UFRJ.


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Atuação e Cooperações Nacionais

No país, o PEB tem atuado em atividades de assessoria e cooperação científica com diversos departamentos de diferentes instituições. Salienta-se ainda a atuação de docentes do Programa na direção da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

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Inserção Internacional

A inserção internacional do PEB/COPPE é evidenciada pelo número expressivo de acordos de cooperação científica com movimentação bilateral de professores e alunos. Nos últimos quatro anos houve interação com 20 instituições internacionais e participação em três redes multicêntricas envolvendo países da Europa e da América-Latina.

Rectangle Atuação e Cooperações Nacionais


No país, o PEB tem atuado em atividades de assessoria (Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA, Agência Nacional de Saúde Suplementar e INMETRO) e cooperação científica com diversos departamentos da UFRJ, FIOCRUZ, Faculdade de Farmácia e Instituto de Física da UFF, Divisão de Hipertensão do Instituto Nacional de Cardiologia, Instituto Nacional de Câncer INCA-MS, Hospital São Vicente de Paulo, Departametno de Tecnologia da Informação e Educação em Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ e Departamento de Engenharia Biomédica da UFSJ. Salienta-se ainda a atuação de docentes do Programa na direção da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.


Rectangle Inserção Internacional

A inserção internacional do PEB/COPPE é evidenciada pelo número expressivo de acordos de cooperação científica com movimentação bilateral de professores e alunos. Nos últimos quatro anos houve interação com 20 instituições internacionais (quinze da União Européia, seis da América do Norte, México, Equador, Uruguai dentre outros) e participação em três redes multicêntricas envolvendo países da Europa e da América-Latina.
Além disso, docentes do Programa participam ou presidem comitês de associações científicas internacionais, tais como: Comitê de Engenharia Biomecânica da International Federation for the Promotion of Mechanism and Machine Science – IFTOMM e Comitê de Bioengenharia da ABCM. É também relevante a participação de docentes do PEB/COPPE como editores associados em periódicos internacionais indexados (Medical & Biological Engineering & Computing;; Biomedical Signal Processing and Control, Frontiers in Physiology) e quatro periódicos nacionais (Revista Brasileira de Neurologia, Learning and Nonlinear Models, Acta Scientiarum: Technology e EC Orthopaedics).

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