Tem graduação em EB na UFRJ ? Se não, sabe onde tem?

-Não. A UFRJ não tem um curso de graduação em Engenharia Biomédica. Este curso de graduação ainda é muito recente e poucas Universidades oferecem o curso. Uma consulta a Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica pode ajudar a localizar estes cursos (http://www.sbeb.org.br)

O PEB faz algum exame de EEG, ECG, US ou Biomicroscopia etc.? Sabe onde faz biomicroscopia?

-Não. Não fazemos nenhum tipo de exame médico. Somos um curso de pós graduação e ajudamos a desenvolver novos equipamentos e técnicas mas não oferecemos exames. Consulte seu médico sobre os locais onde você pode encontrar estes exames disponíveis.

Se eu trancar/sair/ficar reprovado tenho que devolver as bolsas que recebi? Tem um mínimo de aproveitamento para permanecer com a bolsa?

-Cada caso é caso. Hoje (30/09/2010), por exemplo, as bolsas por cota do CNPq exigem a devolução do dinheiro pago em algumas condições (item 4.3.2c do Anexo IV da RN-017/2006). Para saber mais sobre as regras direitos e obrigações recomendamos que você leia as normas relativas a cada bolsa. Para isto, visite a página da agência financiadora CNPq, CAPES ou FAPERJ e verifique as normas relativas a sua bolsa.

Sou de fora do PEB, posso fazer disciplinas? O que fazer para ser ouvinte? Quais as consequencias desta situação? Bolsa? Histórico? Declarações? Aproveitamento disciplinas?

-Se você é da UFRJ pode se matricular nas nossas disciplinas. Se você é de fora da UFRJ deve entrar em contato com o professor da disciplina e o coordenador acadêmico para ver o que pode ser feito. Para ser ouvinte entre em contato com o professor responsável pela disciplina e com o coordenador acadêmico (você não poderá fazer as provas e não poderá aproveitar a disciplina depois - ouvinte não é aluno).

Qual a diferença entre tempo parcial e integral? Posso mudar?

-Alunos de tempo integral estão todos os dias no PEB, cursam todas as disciplinas de cada período, podem ter bolsa, não trabalham e dedicam-se exclusivamente ao seu curso. É possível mudar a qualquer momento porém, caso a mudança envolva o pagamento ou o cancelamento de bolsas, o aluno deve consultar as normas relativas a bolsa para descobrir quais as implicações desta mudança.

Os documentos devem ser autenticados ou pode autenticar na hora?

-Os documentos utilizados internamente, para a matrícula, podem ser autenticados na hora.

Onde serão as provas de seleção ?

-Nas dependências do Programa, salas 328, 330 e 332, próximo à Secretaria.

Quem for selecionado tem bolsa garantida ?

-Não. Existe uma cota para os primeiros colocados. A obtenção de novas bolsas, ou sua manutenção, dependerá do rendimento do aluno, que poderá, inclusive, ser jubilado no final de cada período caso seu rendimento seja insatisfatório.

Onde posso trabalhar quando for Engenheiro Biomédico ?

-Não existe um mercado de trabalho específico. Não graduamos ninguém. Nossos cursos são de pós graduação (é como se fossem uma especialização). Você só poderá trabalhar onde sua graduação lhe permite. Com títulos de Mestre e Doutor você poderá seguir a carreira acadêmica, de pesquisa, ou usar o diploma como um diferencial na hora de buscar uma colocação no mercado de trabalho, principalmente em áreas que misturam saúde e engenharia.

Qual diploma recebo ao completar o curso ?

-Mestre ou Doutor em Ciências em Engenharia Biomédica.

Como obter uma carta de aceitação?

-Cartas de aceitação para alunos convênio (PEC/PG, TWAS...) só podem ser obtidas após a aprovação do projeto no colegiado do PEB. Para isto é necessário que o canditato encontre um orientador e defina (com o orientador) o seu tema de tese ou dissertação. O candidato, então, deve escrever um projeto com a supervisão do futuro orientador. É este projeto que será submetido ao colegiado do PEB. O processo todo costuma ser demorado (leva alguns meses até sua conclusão). Recomenda-se que os candidatos procurem o futuro orientador e a escrita do projeto com antecedência.

Volta ao topo