Edital CAPES-PrInt

Título do Tema: Sustentabilidade, Crescimento e Combate às Desigualdades

Título do Projeto:Engenharia aplicada a problemas de ciências médicas e biológicas

Toda a documentação relativa ao edital CAPES-PrInt, incluindo o edital, formulários e legislação.

Toda a documentação do programa na página da PR2.

Outras informações, em formato condensado, sobre o edital, a regulamentação para compras e prestação de contas, os itens financiáveis e instruções para a realização de missões podem ser obtidas AQUI.

Seleção de bolsistas - 2020

O projeto CAPES-PrInt "Engenharia aplicada a problemas de ciências médicas e biológicas" possui três bolsas de Doutorado Sanduíche, com duração de 10 meses cada e que deve começar obrigatoriamente entre 01/01/2021 e 30/03/2021.

A documentação necessária e os procedimentos para a seleção encontram-se detalhados no documento "Diretrizes para solicitação das Missões CAPES PrInt" na pagina da PR2. Os anexos apresentam a lista de países prioritários e a justificativa para cada tema do projeto CAPES-PrInt Institucional.

Abaixo estão listadas as etapas do processo seletivo. Toda a documentação de qualquer etapa do processo de seleção pode ser entregue por e-mail enviado para pino[arroba]peb.ufrj.br, com Assunto "Seleção de Bolsas PrInt".

Leia a integra dos editais.

Cronograma do Processo Seletivo para Bolsas

Etapa Prazos OBS.
Inscrição de Candidatos até 10/10/2020 às 12h No ato da inscrição devem ser entregues o plano de trabalho e atividades conforme descrito nas "Diretrizes para solicitação das Missões CAPES-PrInt". Os demais documentos devem ser apresentados pelo candidato selecionado após a divulgação do resultado final.
Homologação das Inscrições 10/10/2020 A homologação ocorreu às 14h na sala https://meet.jit.si/ReuniaoCAPESPrInt
Foram homologadas as inscrições de Edgar Norio Taka e Henrique Lelis Clemente de Oliveira
Resultado Preliminar até 12/10/2020 às 12h Foram avaliados o atendimento aos requisitos exigidos do candidato, conforme estabelece o documento "Diretrizes para solicitação das Missões CAPES PrInt".
Foram aprovados Edgar Norio Taka e Henrique Lelis Clemente de Oliveira
Recursos até 13/11/2019 às 12h Devidamente justificados e encaminhados por e-mail para pino[arroba]peb.ufrj.br.
Nenhum pedido de recurso foi encaminhado.
Resultado final até 14/11/2019 às 12h Os selecionados deverão apresentar a documentação final até o dia seguinte a divulgação do resultado final quando o processo deve ser aberto no SEI.
A comissão de seleção aprovou todos os candidatos.

A comissão de seleção será formada pelo coordenador do projeto Alexandre V Pino, Marcio Nogueira de Souza, Guilherme H. Travassos e Kristy Alejandra Godoy Jaimes.

Recursos financeiros para missão de trabalho

4.1. A Capes poderá fornecer às instituições contempladas apoio ou recursos financeiros conforme a seguir, em consonância com a regulamentação vigente da Fundação:

4.1.1 Auxílios para missões de trabalho, no âmbito de projetos de pesquisa em cooperação internacional ou de missões individuais, que incluem auxílio deslocamento, diárias de 7 a 20 dias e auxílio referente a seguro-saúde, conforme valores disponíveis no Anexo IX do presente edital e conforme normas vigentes da Capes, notadamente as portarias Capes nº 59, de 14 de maio de 2013; nº 132, de 18 de agosto de 2016; nº 201, de 16 de outubro de 2017; e nº 08, de 12 de janeiro de 2018, bem como demais instrumentos per nentes, exclusivamente para:

4.1.1.1 Atividades relacionadas à execução de projetos de pesquisa em cooperação internacional.

4.1.1.2 Apresentação de resultados de pesquisa em congressos e eventos internacionais de maior expressão na área de conhecimento, com possibilidade de visitas técnicas em instituições para prospecção de eventuais parcerias.

4.1.1.3 Atividades realizadas por membros do Grupo Gestor ou representantes indicados, voltadas à viabilização das ações de internacionalização do Projeto Institucional de Internacionalização.

Recursos para a manutenção de projetos

4.1.2 Recursos para manutenção de projetos para ações específicas de projetos de pesquisa em cooperação internacional, dentro dos itens financiáveis do Programa Capes-PrInt, conforme regras das portarias Capes nº 59 de 14 de maio de 2013 e nº 08, de 12 de janeiro de 2018 e outros instrumentos pertinentes e de acordo com os valores disponíveis no Anexo IX do edital;

Bolsas

4.1.3.1 Doutorado sanduíche, com vigência entre 6 e 12 meses.

4.1.3.2 Professor Visitante no Exterior Sênior (antigo estágio sênior no exterior com vínculo empregatício com IES/IP), com vigência entre 3 e 12 meses.

4.1.3.3 Professor Visitante no Exterior Júnior (antigo pós-doutorado com vínculo empregatício com IES/IP), com vigência entre 3 e 12 meses.

4.1.4.1 Professor visitante no Brasil: para atração de professores de renome atuantes e residentes no exterior para proferir cursos, treinamentos, palestras ou seminários presenciais, com vigência de até 12meses, divididos em até 3 períodos ao longo da duração do Projeto Institucional de Internacionalização.

4.1.4.4 Nas atividades de docência realizada por qualquer um dos bolsistas no país, nas modalidades acima descritas, deverá ser realizada gravação para transmissão on-line e posterior disponibilização, sempre que possível.

Itens não financiáveis

4.2.1 Despesas de Capital;

4.2.2 Realização de obras;

4.2.3 Pagamento de pró-labore para indivíduos com vínculo profissional com a IES/IP contemplada;

4.2.4 Pagamento integral de taxas administravas e acadêmicas (tuition and fees) ou taxas de bancada (bench fees) às instituições parceiras estrangeiras;

4.2.5 Bolsas e auxílios no exterior a indivíduos sem vínculo institucional formal com a instituição contemplada;

4.2.6 Despesas de manutenção das atividades da instituição, incluindo as de escritório/assessoria de internacionalização (ex: material de expediente, água, luz, telefone etc.), entendidas como despesas de contrapartida obrigatória da instituição de execução do projeto;

4.2.7 Missões de trabalho de qualquer natureza, realizadas pelo escritório ou assessoria de internacionalização ou por outros membros da administração da instituição não envolvidos na gestão do Projeto Institucional de Internacionalização;

4.2.8 Despesas com crachás, inscrições, pastas e similares, certificados, ornamentação, coquetel, jantares, apresentações ou manifestações artísticas de qualquer natureza.